Projetos complicados: risco ou oportunidade?

Programador Sincero
2 min readOct 24, 2023

Sempre acontece. Você esta na Santa Paz, entregando, fazendo tudo certinho, curtindo com a galera e então, do nada, é “punido” com uma “promoção passaralhar”, que é ser movido para um time com uma parada mais crítica pra resolver (sem aumento e sem promoção de cargo, claro!). Como você vinha fazendo um bom trabalho, você é um candidato a herói para consertar o casco não de um navio, mas de um avião que tá com um “pequeno furo fácil de consertar na fuselagem externa”.

Bem, quando aparece um projeto desses, em geral, tem muita gente olhando e interessada. E provavelmente, tem o bônus dos stakeholders internos e externos envolvido. Então de fato, a situação é grave.

Em projetos de TI, é muito raro só se colocar gente boa em um único projeto. Em geral é um bom lead, um bom sênior e 2 ou 3 pleninhos / 1 ou 2 juninhos. O foda é que em geral, esse lance de ser um bom sênior e um bom lead é muito discutível no papel, na entrevista e tudo mais. Mas isso só se prova ao longo do tempo. E acontece de muitas vezes de não haver a devida adequação do perfil de um cara supostamente bom ao projeto como um todo, seja por causa da tecnologia, time, gestão ou ambiente. Então, um cara foda do mercado pode ser muito melhor que você em um projeto greenfield sem dependências, mas pode ser muito pior do que você quando a situação fica difícil, quando precisa usar soft skills pra conversar com o time, motivar o time, engajar o time e etc. Você pode ser um cara importantíssimo para a empresa e não tem a plena consciência e reconhecimento nesse cenário.

Os caras mais valiosos das empresas são aqueles que vão passando de projeto em projeto e deixam um impacto positivo para todos. E são justamente esses caras que se fodem quando a ajuda real é necessária. Se você é um cara desses, prepare-se: “quanto mais foda é você, maior é a pica que você tem que suportar”. Veja mais aqui: https://medium.com/p/e870e0222237

Em geral, você movendo para áreas críticas, pode sim enriquecer teu CV. Às vezes, esse passaralho será estressante. Mas pode ser também uma oportunidade única para justificar um aumento, conseguir visibilidade e enriquecer seu histórico de grandes entregas. Eu pessoalmente já peguei várias picas nesse estilo e hoje sou o que sou porque eu consegui vencer.

O mesmo pensamento pode fazer sentido caso você seja convidado a ser lead ou manager em um projeto desse tipo. Pode ser uma situação de vida ou morte, mas se houve vida, você pode ser amplamente beneficiado.

Eu recomendo que você sempre se mova em direção ao risco e em direção ao projeto que poderá gerar maiores ganhos. Lembre-se: as melhores maçãs estão no topo, nunca no chão.

--

--